logo-sustentabilidade-comandatuba

Sustentabilidade em Comandatuba

Nós, do Transamerica Comandatuba Resort, estamos situados em UNA, Bahia, desde 1989, oferecemos uma experiência única em um cenário de natureza exuberante, com 21 km de praias exclusivas na ilha de Comandatuba. Desde a nossa concepção prezamos pela responsabilidade socioambiental, preservando coqueirais, dunas e manguezais, que são ecossistemas emblemáticos da região.

Além da diversidade natural, abrigamos espécies ameaçadas, como as tartarugas marinhas, e contribuímos para a conservação do mico-leão baiano. Socialmente, somos o principal empregador local, com mais de 90% da nossa mão de obra proveniente da região, promovendo o desenvolvimento das comunidades circunvizinhas.

A ilha de Comandatuba, inserida no bioma da Mata Atlântica, é marcada por ecossistemas protegidos, como a restinga litorânea e os manguezais, enquadrados como áreas de preservação permanente. Uma porção da ilha faz parte da Reserva Extrativista Marinha de Canavieiras, contudo, nós operamos de forma independente, apoiando a gestão adequada dessas áreas e contribuindo para a preservação da biodiversidade e a qualidade de vida das comunidades locais.

ODS da ONU

A Agenda 2030 é um plano global que busca equilibrar o desenvolvimento humano com a proteção ambiental, por meio de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nós comprometemos a contribuir focando em quatro ODS prioritários:

Para mais informações sobre os 17 ODS visite o site da Nações Unidas Brasil: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs

Nossas Iniciativas Socioambientais

Projeto de preservação de ninhos de tartarugas marinhas (1995)

+ de 820 ninhos registrados e monitorados

Em 1995, iniciamos um projeto de conservação e pesquisa das tartarugas marinhas, envolvendo a conscientização das comunidades praianas. Atualmente, durante o período de desova entre outubro e abril, biólogos registram e protegem cerca de 80 ninhos de tartarugas marinhas na praia de Comandatuba, em colaboração total com a população local.

Adote uma árvore (1999)

+ de 1.030 árvores de 50 espécies já foram plantadas

Desde 1999, realizamos o plantio semanal de mudas de árvores nativas em conjunto com o público adulto e infantil. Essa iniciativa visa recuperar e enriquecer a flora local, além de conscientizar sobre a importância dessa atividade. A preferência por árvores frutíferas tem atraído uma diversificada fauna para o local de plantio, contribuindo para a biodiversidade da região. Um biólogo acompanha a atividade, e o plantio é registrado para monitorar o desenvolvimento das árvores ao longo do tempo.

Ecoturismo no manguezal (1999)

+ de 1.080 visitas guiadas por biólogo

Promovemos a conservação e pesquisa do manguezal por meio do ecoturismo e educação ambiental. Nosso foco está na preservação do Caranguejo-Uçá, uma espécie vital para o ecossistema do manguezal e para as comunidades locais. Para isso, conduzimos atividades na passarela do manguezal, situada nas dependências do hotel. Além disso, lançamos campanhas de conscientização ambiental para desencorajar a captura do Caranguejo-Uçá e do Guaiamum durante seus períodos de reprodução, visando a conservação dessas espécies e o sustento das comunidades locais.

Previous
Next

Artesanato ecológico

Para evitar a queima do acúmulo de folhas e cascas saídos dos sítios produtores de coco, realizamos atividades para reaproveitar as fibras naturais. Com os resultados, contribuímos com a produção de peças, algumas delas exclusivas, que são expostas e vendidas no espaço de artesanato do Transamerica Comandatuba.

Observação de aves (2000)

+ de 70 espécies registradas

O Sul da Bahia abriga uma das maiores biodiversidades de aves silvestres do Brasil. Na Ilha de Comandatuba, mais de 70 espécies já foram registradas, incluindo o sabiá-da-praia, periquito-testa e cardeal-do-nordeste. Acompanhados por um biólogo local, a saída a campo para observá-las é uma excelente oportunidade para explorar essa rica diversidade.

Usina de compostagem (2002)

+ de 14 toneladas de adubo orgânico produzidos mensalmente

Desde 2002, nossa Usina de Compostagem tem sido um modelo na região, desempenhando um papel vital na fertilização de nossa área paisagística, incluindo gramados, canteiros e campos de futebol. Utilizando resíduos das cozinhas, bares, restaurantes e podas de gramados, o processo de compostagem leva aproximadamente 60 dias, variando conforme a temperatura.

Caminhada ecológica da praia de comandatuba (2023)

+ de 570 kg de resíduos recolhidos e descartados adequadamente

Promovemos caminhadas ecológicas periódicas para limpeza da praia, visando a sustentabilidade e preservação da ilha de Comandatuba e seu entorno. Ao longo dos 21 km de praia, cerca de 98% dos resíduos têm origem no mar, incluindo redes de pesca, garrafas PET, pneus e vidros. Além da remoção de resíduos, as caminhadas conscientizam colaboradores, comunidade local e hóspedes sobre a importância do descarte correto do lixo e a prevenção da poluição marinha.

Plásticos eliminados

O plástico ameaça muitas espécies marinhas, terrestres e toda a biodiversidade do nosso planeta. Por isso, evitar seu uso é essencial para a preservação do meio ambiente. Confira os plásticos eliminados, até o momento, aqui no Transamerica Comandatuba:

  • Saco plástico de Roupões nas acomodações;
  • Saco plástico de Chinelos nas acomodações;
  • Saco plástico de lavadeira nas acomodações;
  • Embalagem plástica de retorno da lavanderia;
  • Embalagem plástica de Amenities de uso único nas acomodações;
  • Saco plástico de Cobertores nas acomodações;
  • Luvas plásticas nos buffets;
  • Colher pequena de chá nos restaurantes;
  • Colher pequena de café nos restaurantes;
  • Copo plástico do sorvete.
Crédito da Imagem: Freepik

Contribuição de Sustentabilidade

A contribuição que tem como finalidade fortalecer o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Sul da Bahia. Além de atender a necessidade que o turismo regenerativo tem de criar um elo com o turista. Afinal, a responsabilidade de tornar o planeta mais sustentável é de todos nós. A arrecadação ajudará a expandir o nosso impacto positivo para além da Ilha de Comandatuba.

Apoie essa iniciativa e seja um agente transformador

A contribuição é opcional, feita pelos hóspedes, no valor de R$9,90 por diária/acomodação, é cobrada no momento do check-out. Começou a ser arrecadada julho de 2023 e nesse mesmo ano arrecadou R$23.430,44.

Linha do Tempo das Iniciativas

  • 1995

    Início do projeto de proteção dos ninhos de tartarugas marinhas:

    + 820 ninhos registrados e monitorados

  • 1999

    Adote uma árvore:

    + de 1 mil árvores de 50 espécies já foram plantadas.

  • 1999

    Ecoturismo no manguezal:

    + de 1 mil visitas guiadas por um biólogo.

  • 2000

    Observação de aves:

    + 70 espécies já foram catalogadas.

  • 2002

    Usina de compostagem:

    + 12 toneladas de adubo orgânico são produzidos mensalmente.

  • 2022

    Parceria CI Brasil e Aliança Futuri:

    Assinatura da parceria com a Conservação Internacional (CI Brasil) / Aliança Futuri.

  • 2023

    Caminhada ecológica:

    + de 250 kg de lixo recolhidos e descartados adequadamente.

  • 1995

    Início do projeto de proteção dos ninhos de tartarugas marinhas:

    + 800 ninhos registrados e monitorados

  • 1999

    Adote uma árvore:

    + de 1 mil árvores de 50 espécies já foram plantadas.

  • 1999

    Ecoturismo no manguezal:

    + de 1 mil visitas guiadas por um biólogo.

  • 2000

    Observação de aves:

    + 70 espécies já foram catalogadas.

  • 2002

    Usina de compostagem:

    + 12 toneladas de adubo orgânico são produzidos mensalmente.

  • 2022

    Parceria CI Brasil e Aliança Futuri:

    Assinatura da parceria com a Conservação Internacional (CI Brasil) / Aliança Futuri.

  • 2023

    Caminhada ecológica:

    + de 250 kg de lixo recolhidos e descartados adequadamente.

Parceria com a Conservação Internacional

Arquivo/Conservação Internacional

Sobre a Conservação Internacional (CI-Brasil)

Desde 1990, a Conservação Internacional (CI-Brasil) se dedica a proteger a natureza, utilizando ciência, políticas e parcerias para preservar ecossistemas críticos que sustentam a vida humana. Com projetos na Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e região de Abrolhos Terra e Mar, a CI-Brasil trabalha para demonstrar que a natureza é essencial para o bem-estar humano e é parte da solução para desafios globais. Com uma equipe multidisciplinar de especialistas, a organização promove a conservação ambiental, o desenvolvimento sustentável, a educação ambiental, o bem-estar humano e a valorização da cultura.

Sobre a Parceria

Nós, do Transamerica Resort Comandatuba, e a CI-Brasil estabelecemos um acordo de cooperação técnica para o projeto Turismo + Sustentável. Com duração de cinco anos, o plano de ações visa desenvolver e implementar uma estratégia de sustentabilidade focada na geração de oportunidades de trabalho, fortalecimento de negócios locais e apoio à conservação da natureza, visando o aumento da renda para as comunidades, especialmente aquelas da Reserva Extrativista de Canavieiras nos municípios de Belmonte, Canavieiras e Una, onde o resort está situado.

Programa de Melhores Práticas

Estamos comprometidos em adotar ações contínuas para uma operação mais sustentável e regenerativa. Isso inclui a redução dos impactos negativos e o aumento dos impactos positivos para a natureza e comunidades locais. Utilizamos referências da Futuri, como manuais e autoavaliações de práticas sustentáveis no turismo, para orientar nossas iniciativas.

Arquivo/Conservação Internacional
Arquivo/Conservação Internacional

Sobre o Turismo + Sustentável

A natureza e as pessoas podem prosperar juntas

A região dos Abrolhos, no extremo Sul da Bahia, destaca-se como um exemplo onde a prosperidade da natureza e das pessoas pode coexistir. Suas áreas protegidas preservam uma riqueza cultural e biodiversidade única, favorecendo o desenvolvimento do turismo sustentável.

A CI-Brasil está presente nesse território há mais de 20 anos, intensificando sua atuação nos últimos 6 anos ao conectar o turismo sustentável com as áreas protegidas. Esse tipo de turismo é fundamental para o desenvolvimento econômico, social, cultural, histórico e ambiental da região, promovendo práticas e produtos sustentáveis e fortalecendo a relação entre natureza e comunidades locais.

Por meio do programa Turismo + Sustentável, a CI-Brasil busca mobilizar, integrar e qualificar o setor do turismo, inovando nas oportunidades de geração de renda e tornando as iniciativas ainda mais sustentáveis, aproveitando aprendizados e parcerias construídas ao longo do tempo.

Sobre o território Abrolhos Terra e Mar

O território Abrolhos Terra e Mar abrange uma vasta região marinha, incluindo os bancos de Abrolhos e Royal Charlote, e a área terrestre entre os rios Doce e Jequitinhonha, com foco nas microbacias hidrográficas. Essa área é reconhecida por seus ecossistemas marinhos e costeiros integrados, biodiversidade única e rica tradição cultural, ocupando uma extensão de 893 mil km², equivalente a três vezes o tamanho da Itália.

Destacam-se os maiores e mais diversos recifes de corais do Brasil, além do maior banco de algas calcárias conhecido no mundo, sendo também a principal área de reprodução de baleias jubarte do país. Em terra, encontram-se os maiores remanescentes de Mata Atlântica do Nordeste e ecossistemas de manguezais.

Com 34 áreas protegidas abrangendo 480 mil km², quase do tamanho da Espanha, o potencial para uso sustentável dessa biodiversidade é significativo, valorizando-o nos aspectos ambiental, social e econômico. Apesar disso, a região enfrenta desafios como pesca excessiva, pesca ilegal, desmatamento, mineração, petróleo e gás, sedimentação e corte ilegal de madeira, que representam ameaças diretas e indiretas à sua preservação.

SOBRE AS ÁREAS PROTEGIDAS DO TERRITÓRIO

RESERVAS EXTRATIVISTAS

ALGUMAS DAS PRINCIPAIS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA REGIÃO DOS ABROLHOS

RESEX CANAVIEIRAS

A Reserva Extrativista (Resex) de Canavieiras, criada em junho de 2006, protege uma vasta área de manguezais e estuários na Bahia, cobrindo 9.559 hectares. Esses ecossistemas desempenham um papel crucial na sustentação da vida marinha e terrestre, oferecendo serviços ambientais vitais, como a pesca e a proteção da costa. A Resex abriga cerca de 2.100 famílias de extrativistas, pescadores artesanais e agricultores familiares, distribuídas em nove comunidades. Garantindo o direito de uso do território, a Resex promove dignidade, pertencimento e qualidade de vida para as comunidades.
Canavieiras destaca-se nacionalmente pela sua organização social avançada e gestão participativa, sendo um modelo na conservação e uso sustentável dos recursos pesqueiros. Desde sua criação, a produção de caranguejo-uçá tem crescido anualmente, impulsionando eventos locais como o Festival Nacional do Caranguejo e o Festival de Moquecas de Canavieiras.
A pesca extrativa, principal atividade econômica da região, movimenta cerca de R$ 29,2 milhões anualmente, beneficiando aproximadamente 9.000 pessoas. Além disso, o turismo regional, com foco nas belezas naturais e na gastronomia local, está em ascensão, impulsionando o desenvolvimento de pousadas na Ilha de Atalaia e o crescimento do turismo de base comunitária nas comunidades da Resex.

RESEX CORUMBAU

A Reserva Extrativista Marinha do Corumbau (Resex Corumbau), estabelecida em 21 de setembro de 2000, regula o uso sustentável dos recursos pesqueiros e a conservação das espécies em uma área de aproximadamente 90.000 hectares.
Localizada no extremo sul da Bahia, abrange o cinturão marinho de oito milhas náuticas a partir da Linha de Preamar Média (LPM), estendendo-se por cerca de 65 km de costa, entre a "Praia do Espelho", em Porto Seguro, e a "Praia das Ostras", em Prado.
A população tradicional da Resex, composta por aproximadamente 650 famílias, é predominantemente descendente da etnia Pataxó, com comunidades distribuídas em nove localidades, incluindo aldeias indígenas e áreas de pesca, como Curuípe, Nova Caraíva, Caraíva, Barra Velha, Bujigão, Corumbau, Veleiro, Imbassuaba e Cumuruxatiba.

RESEX CASSURUBÁ

A Reserva Extrativista de Cassurubá, criada em 5 de junho de 2009, abrange uma área de 100.767,56 hectares entre os municípios de Caravelas, Nova Viçosa e Alcobaça.
Compreendendo ecossistemas oceânicos, marinho-costeiros e áreas estuarinas, a Resex engloba aproximadamente 30 comunidades ao longo do estuário, totalizando cerca de 300 famílias residentes. Além disso, cerca de 800 famílias nas áreas circundantes dependem diretamente dos recursos naturais da Resex para subsistência.
A unidade de conservação conta com um Conselho Deliberativo e um Acordo de Pesca para a área marinha.

RESERVA BIOLÓGICA (REBIO)

Uma Reserva Biológica é uma área destinada exclusivamente para a pesquisa científica e a proteção integral da biodiversidade. Nessas áreas, a interferência humana é mínima e atividades como a extração de recursos naturais não são permitidas. A principal finalidade de uma Rebio é manter ecossistemas naturais intocados, servindo como referência para estudos sobre a natureza. Um exemplo é a Reserva Biológica de Una.

PARQUE NACIONAL DO PAU BRASIL

O Parque Nacional do Pau Brasil, uma das principais unidades de conservação integral do sul da Bahia, foi estabelecido em 20 de abril de 1999, em celebração aos 500 anos do Brasil. Localizado em Porto Seguro, abrange aproximadamente 19 mil hectares de Mata Atlântica, uma área reconhecida mundialmente pela sua importância ecológica.
Situado na região da Costa do Descobrimento, onde os portugueses chegaram ao Brasil em 1500, o parque foi designado como Sítio do Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, destacando-se por seu valor científico e por sua relevância na preservação do ecossistema.

PARQUE NACIONAL E HISTÓRICO DO MONTE PASCOAL

O Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal, situado no município de Porto Seguro, Bahia, destaca-se como um dos principais atrativos naturais da região. Reconhecido desde 1961, este local histórico é fundamental para compreender a colonização portuguesa no Brasil.
Com uma extensão de 22.383 hectares, o parque abriga uma rica diversidade natural, que inclui praias cristalinas, Mata Atlântica, restinga, áreas alagadas e manguezais. Sua vegetação é composta por espécies emblemáticas como o pau-brasil, jatobás e maçaranduba, enquanto sua fauna inclui o gavião-de-penacho, preguiças e suçuarana.

PARQUE NACIONAL DO DESCOBRIMENTO

O Parque Nacional do Descobrimento, reconhecido pela UNESCO como parte do Sítio do Patrimônio Mundial Natural da Costa do Descobrimento, é uma reserva da biosfera e um corredor central da Mata Atlântica.
Criado em 1999, seus 23 mil hectares abrigam trilhas de diversos níveis e desempenham um papel crucial na conservação da Mata Atlântica no extremo Sul da Bahia. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBIO é o órgão gestor responsável pelo parque.

PARQUE NACIONAL MARINHO DOS ABROLHOS

O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos é o primeiro parque do Brasil a receber o título de "Parque Nacional Marinho" e desempenha um papel fundamental na preservação do ecossistema brasileiro. Com seus 87.943 hectares, o parque abriga a maior biodiversidade marinha do Oceano Atlântico Sul. Criado em 1983, o parque era anteriormente uma área de pesca e incluía um antigo farol da marinha.
No entanto, devido ao grande número de naufrágios causados pelas dificuldades de navegação entre os corais no arquipélago, um grupo de pesquisadores, mergulhadores e ambientalistas uniu esforços para reivindicar a criação do PARNA marinho, que foi oficialmente estabelecido para proteger essa importante área.

Turismo Responsável

Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo

Para garantir o futuro do turismo em nosso destino, unimos forças com a Futuri, uma aliança colaborativa formada por pessoas e instituições envolvidas na gestão do turismo no Extremo Sul da Bahia. Juntos, estamos desenvolvendo e implementando ações para promover um turismo mais sustentável em nossa região.

A aliança abrange nove municípios – Alcobaça, Belmonte, Canavieiras, Caravelas, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Santa Cruz Cabrália e Una – que compõem um dos principais polos turísticos do Brasil. Esta área inclui as regiões turísticas da Costa das Baleias, do Descobrimento e parte da Costa do Cacau, caracterizadas pela maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul, mais de 67 áreas naturais protegidas e uma rica diversidade cultural e histórica.

A transformação do Futuro do Turismo começa agora.

Se você também atua com turismo em nossa região, seja um aliado Futuri!

Saiba mais em: www.futuribrasil.com

Todos pelo turismo regenerativo!

A Futuri é uma iniciativa do programa Turismo+Sustentável (@ci_brasil) e tem apoio do Fundo Abrolhos Terra e Mar, @funbio_brasil, @icmbio e @ihumanize.org_

#futuri #futuribrasil #turismo #turismoregenerativo #turismosustentavel #abrolhosterraemar  #futurodoturismo

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

©2024 Transamerica Resort Comandatuba
Todos os direitos reservados